Monday, July 21, 2025
HomeWorld NewsGoverno deve concluir na próxima semana plano para ressarcir aposentados vítimas de...

Governo deve concluir na próxima semana plano para ressarcir aposentados vítimas de fraude no INSS | Brasil

-


O governo deve concluir na semana que vem um plano para ressarcir aposentados e pensionistas lesados por descontos indevidos cobrados de segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Além disso, o INSS abrirá procedimentos administrativos para responsabilizar as entidades envolvidas no esquema fraudulento, investigado pela Operação Sem Desconto, da Polícia Federal (PF),

As medidas foram anunciadas nesta sexta-feira (2) pela Advocacia-Geral da União (AGU) após uma reunião do Grupo Especial de Combate às Fraudes no INSS. O encontro foi conduzido pelo ministro Jorge Messias, chefe da AGU. Também participaram o novo presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, e o presidente da Dataprev, Rodrigo Assumpção.

A AGU informou, em nota, que o grupo “avançou na construção” de uma proposta para devolver o dinheiro devido às vítimas das fraudes. Segundo o órgão, o plano será submetido no início da próxima semana à Casa Civil. Depois, será ainda analisada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), pelo Ministério Público Federal e pela Defensoria Pública da União.

Como mostrou o Valor, o governo ainda enfrenta dificuldades para estabelecer o número de lesados pelo esquema e o custo do ressarcimento. As auditorias elaboradas pelo INSS e pela Controladoria-Geral da União (CGU) foram realizadas por amostragem. Portanto, ainda é preciso identificar os casos específicos em que houve cobrança indevida. Segundo a CGU e a PF, o complete de descontos no período investigado chega a R$ 6,3 bilhões.

Em outra frente, a AGU informou que o INSS vai abrir Procedimentos Administrativos de Responsabilização de Pessoas Jurídica (PAR), com base na Lei Anticorrupção, “contra as entidades investigadas com indícios de pagamento de propina a agentes públicos, bem como as entidades classificadas na investigação como de fachada”.

O AGU determinou ainda que a Procuradoria-Geral Federal (PGF) instaure procedimentos preparatórios para ajuizamento de ações de improbidade administrativa.

“Os denominados Procedimentos de Instrução Prévia (PIP) investigarão as condutas dos agentes públicos e das pessoas jurídicas objeto de apuração na Operação Sem Desconto com vistas à plena responsabilização administrativa dos envolvidos”, informou a AGU, em nota.

INSS — Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
INSS — Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Related articles

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Stay Connected

0FansLike
0FollowersFollow
0FollowersFollow
0SubscribersSubscribe

Latest posts