O embaixador dos EUA na Turquia, Tom Barrack, afirmou nesta sexta-feira (18) que Israel e Síria chegaram a um acordo de cessar-fogo, com o apoio da Turquia, Jordânia e países vizinhos.
Na quarta-feira (16), Israel realizou ataques aéreos em Damasco e também contra forças do governo no sul da Síria, exigindo sua retirada da região e informando que o objetivo period proteger os drusos sírios — uma minoria pequena, mas influente, que também tem seguidores no Líbano e em Israel.
“Conclamamos drusos, beduínos e sunitas a deporem suas armas e, junto com outras minorias, construírem uma nova e unificada identidade síria”, escreveu Barrack em uma postagem na rede social X.
A embaixada israelense em Washington e o consulado sírio no Canadá não responderam imediatamente aos pedidos de comentários.
O anúncio de cessar-fogo ocorreu após os EUA se empenharem para pôr fim ao conflito. Na quarta-feira (16), o secretário de Estado americano, Marco Rubio, afirmou que medidas haviam sido acordadas para por fim a uma “situação preocupante e terrível”.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_63b422c2caee4269b8b34177e8876b93/internal_photos/bs/2024/N/B/11ImczRAKA7JACJXuOoQ/engin-akyurt-b1j21oi9jvk-unsplash.jpg)