Friday, February 6, 2026
HomeWorld NewsPF faz operação contra envolvidos no ataque hacker a instituições financeiras ligadas...

PF faz operação contra envolvidos no ataque hacker a instituições financeiras ligadas ao Pix | Finanças

-


A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quinta-feira a segunda fase da Operação Magnus Fraus, que investiga supostos envolvidos no ataque hacker que desviou mais de R$ 813 milhões de contas usadas por bancos e instituições financeiras para transferências through Pix de seus clientes.

Os acusados respondem pelos crimes de organização criminosa, invasão de dispositivo informático, furto mediante fraude eletrônica e lavagem de dinheiro. Eles teriam participado, em julho, de um ataque cibernético a pelo menos seis instituições financeiras, com parte do dinheiro tendo sido convertido em criptoativos.

De acordo com as investigações, os criminosos exploraram uma vulnerabilidade da C&M Software program, empresa que fornece serviços para o setor financeiro e se conecta com a infraestrutura do Pix. A C&M foi fundada em 1999 e é responsável pela mensageria que interliga instituições financeiras ao Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB), incluindo o ambiente de liquidação do Pix. Ela atua como Provedor de Serviços de Tecnologia da Informação (PSTI), conectando instituições financeiras ao Banco Central (BC), por meio de uma conexão com a Rede do Sistema Financeiro Nacional (RFSN).

Até o momento, foram cumpridos 42 mandados de busca e apreensão e 26 de prisão, sendo 19 preventivas e 7 temporárias, nas cidades de Goiânia (GO), Belo Horizonte (MG), Betim (MG), Uberlândia (MG), João Pessoa (PB) e Camaçari (BA). Segundo a corporação, também houve o bloqueio de bens e valores na ordem até R$ 640 milhões.

Uma parte dos investigados está fora do Brasil, por isso as prisões no exterior estão sendo realizadas simultaneamente com a ajuda do Centro de Coordenação e Comando da Interpol, dos Escritórios da Interpol no Brasil, Espanha, Argentina e Portugal e da Brigada Central de Fraudes Informáticos da Polícia Nacional da Espanha, por meio de cooperação policial internacional.

A apuração é conduzida pela PF, com apoio do Cyber Gaeco do Ministério Público do Estado de São Paulo.

 — Foto: Unsplash
— Foto: Unsplash

Related articles

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Stay Connected

0FansLike
0FollowersFollow
0FollowersFollow
0SubscribersSubscribe

Latest posts