A controladora chinesa do TikTok, ByteDance, assinou acordos vinculantes com três grandes investidores americanos e globais para vender pouco mais de 80% dos ativos da empresa nos Estados Unidos, a fim de evitar uma proibição pelo governo dos EUA, disse o diretor-presidente do TikTok, Shou Zi Chew, aos funcionários nesta quinta-feira (18).
O acordo é um passo importante para resolver anos de incerteza sobre o futuro do aplicativo de vídeos curtos nos Estados Unidos desde agosto de 2020, quando o então e agora novamente presidente, Donald Trump, tentou, sem sucesso, banir o aplicativo, que agora é usado regularmente por mais de 170 milhões de americanos.
Os detalhes do acordo estão em linha com os divulgados em setembro, quando Trump adiou até 20 de janeiro a aplicação da lei que proíbe o aplicativo, a menos que seus proprietários chineses o vendam, em meio a esforços para separar os ativos do TikTok nos EUA da plataforma international. Ele também declarou que o acordo atendia aos requisitos de desinvestimento.
A empresa informou aos funcionários nesta quinta-feira que a ByteDance e o TikTok assinaram acordos vinculantes com três investidores principais: Oracle, Silver Lake e MGX, para formar uma nova three way partnership chamada TikTok USDS Joint Enterprise LLC. A Oracle se recusou a comentar. A Casa Branca encaminhou perguntas ao TikTok.
O TikTok disse no comunicado que o acordo permitirá que “mais de 170 milhões de americanos continuem descobrindo um mundo de possibilidades infinitas como parte de uma comunidade international very important”.
O fechamento do acordo está previsto para 22 de janeiro e encerrará anos de esforços para forçar a ByteDance a se desfazer de seus negócios nos EUA por preocupações de segurança nacional. Oracle, Silver Lake e a MGX, sediada em Abu Dhabi, deterão coletivamente 45% da nova entidade, segundo o comunicado, que confirma o que a Reuters e outros veículos noticiaram em setembro.
A three way partnership nos EUA será composta por: 50% detidos por um consórcio de novos investidores, incluindo Oracle, Silver Lake e MGX, com pouco mais de 15% cada; 30,1% detidos por afiliadas de certos investidores existentes da ByteDance; e 19,9% permanecerão com a ByteDance, segundo o comunicado.
A ByteDance não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_63b422c2caee4269b8b34177e8876b93/internal_photos/bs/2025/m/D/2VehSfRcqBFtOwMqjWHw/https-cms-image-bucket-production-ap-northeast-1-a7d2.s3.ap-northeast-1.amazonaws.com-images-4-9-0-1-49811094-3-eng-gb-cropped-1752203966gettyimages-1948411376.avif)