Tuesday, August 26, 2025
HomeWorld NewsGoverno Lula vai contratar advogados nos EUA para defender Brasil de sanções...

Governo Lula vai contratar advogados nos EUA para defender Brasil de sanções | Brasil

-


O governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT), por meio da Advocacia-Geral da União (AGU), está finalizando a contratação de um escritório de advocacia para atuar nos Estados Unidos. O objetivo é defender o Estado brasileiro das sanções impostas pelo presidente americano, Donald Trump.

O contrato será finalizado nos próximos dias, quando a AGU divulgará oficialmente o nome do escritório contratado.

Desde julho, o governo norte-americano tem anunciado sanções contra o Brasil e autoridades brasileiras. Nos anúncios feitos por Trump ou representantes da Casa Branca, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que é réu na trama golpista, é citado nominalmente. Além disso, o filho dele, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), tem dito em entrevistas e em publicações nas redes sociais que participou das articulações para as punições.

Eduardo e o pai são investigados por coação e abolição violenta do Estado Democrático de Direito. Segundo investigação da Polícia Federal (PF), o deputado, que está nos EUA desde fevereiro, tenta coagir autoridades brasileiras que investigam e julgam Bolsonaro na trama golpista.

Em 10 de julho, o governo norte-americano anunciou tarifas de 50% sobre exportações brasileiras. Na carta enviada ao governo brasileiro, Trump citou uma “caça às bruxas” a Bolsonaro, a “censura” do Supremo Tribunal Federal (STF) às massive techs e a relação comercial “injusta” entre os dois países, apesar da balança comercial superavitária para os EUA. Ao entrar em vigor, no entanto, os EUA anunciaram uma lista com quase 700 produtos que não seriam afetados.

Em 18 de julho, foi a vez do anúncio da revogação de vistos de ao menos oito autoridades do Judiciário, incluindo ministros da Corte e o procurador-geral da República, Paulo Gonet. O anúncio foi feito no mesmo dia em que Moraes determinou a instalação de tornozeleira eletrônica em Bolsonaro. Em agosto, familiares do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, também tiveram o visto revogado.

Em 30 de julho houve a imposição de sanções financeiras a Moraes, relator da ação penal por tentativa de golpe de Estado no STF, por meio da Lei Magnitsky. A sanção é considerada uma “morte financeira”, porque impede que empresas com sede ou relações comerciais com os Estados Unidos tenham contratos ativos com os alvos. Desde então, o Banco do Brasil, em que Moraes tem conta, bloqueou o seu cartão de crédito.

Presidente dos Estados Unidos Donald Trump e presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva — Foto: Umit Bektas e Adriano Machado/Reuters
Presidente dos Estados Unidos Donald Trump e presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva — Foto: Umit Bektas e Adriano Machado/Reuters

Related articles

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Stay Connected

0FansLike
0FollowersFollow
0FollowersFollow
0SubscribersSubscribe

Latest posts